(11) 2061-9000 | rucken@rucken.com.br
Pressão, temperatura, nivel e vazão.
Lista vazia

Os Manômetros fabricados pela Rücken são instrumentos que combinam uma pesquisa de alto nível com anos de experiência da nossa engenharia, com matérias-primas duráveis e medição confiável, proporcionando exatidão na indicação nos mais diversos processos e aplicações.

A tecnologia empregada oferece a combinação ideal de resistência, versatilidade e precisão.

Manômetro

Manômetros são instrumentos utilizados para medição de pressão (Nota¹) de fluidos, ar e gases, em sistemas fechados.

Nota¹: Pressão (P) é o resultado da força (F) exercida em uma determinada área (A).

Conforme a fórmula: P = _F_
A

A força é normalmente representada em KGF (quilograma força) e a área em cm².

Baseado nesse princípio físico, podemos representar a unidade de engenharia: Kgf/cm².

Nas indústrias, especificamente nos departamentos de engenharia e manutenção, os manômetros também podem ser chamados de Medidores de pressão ou simplesmente de “PI” (termo em inglês Pressure Indicator).

Os manômetros podem ser construídos de diversas formas, materiais e princípios de funcionamento. Desde que respeitadas a normas internacionais em no nosso caso, a NBR 14105, norma que define a fabricação e a calibração dos manômetros.

O Tubo de Bourdon é o elemento sensor da maioria dos manômetros fabricados até hoje. Baseia-se em um tubo no formato de “C” (para pressões abaixo de 40 bar) ou em um formato helicoidal (para pressões acima de 40 bar).

O manômetro tipo Bourdon foi invenção de Eugene Bourdon, patenteada em 1849 na França.

O soquete do manômetro, o mecanismo, ponteiro e os acessórios de fixação são conectados ao tubo de bourdon, fechado (soldado) na outra extremidade.

Aplicando-se pressão na entrada do manômetro, pelo soquete, o tubo tende a deformar-se dessa posição “C” ou “helicoidal” e voltar a sua forma original reta. Por sua vez, essa “deformação” ou esse “movimento” do tubo, é transmitido através de alavanca para a engrenagem do mecanismo, movimentando o ponteiro indicador, registrando dessa forma a pressão sobre uma escala graduada.